A moradora do bairro Nossa Senhora de Fátima, Regional Sede, Maria Aparecida, é usuária da Unidade Básica de Saúde (UBS CAD) há muito tempo. Na última terça-feira (24/9), ela esteve na unidade, mas desta vez não foi para se consultar. Maria Aparecida foi para participar da roda de conversa: Prevenção ao Suicídio.
A roda de conversa é uma ação da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Distrito Sanitário Sede, para debater a Setembro Amarelo, campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. O encontro foi destinado aos servidores e usuários da UBS CAD.
Maria Aparecida - que faz parte da Associação de Moradores do Bairro Nossa Senhora de Fátima - destacou a importância do evento. “Achei muito importante, não sabia dessa campanha, não sabia que Setembro era destinado à prevenção ao suicídio. Vou levar isso para a Associação e lá disseminar informação e orientação, aprendido neste encontro”, opinou.
Além da roda de conversa, usuários e servidores assistiram à palestra do psicólogo e fonoaudiólogo clínico do SUS Contagem, Frederico Cabral. O palestrante falou sobre depressão e ansiedade e como essas doenças podem levar ao suicídio. O psicólogo destacou que há muitos casos de pessoas depressivas que estão sofrendo por dentro, mas não demonstram. “Não é status social, condição financeira. A depressão é uma questão de intenso sofrimento psíquico”, destacou o profissional.
PrevençãoSegundo a Organização das Nações Unidas (ONU), as principais intervenções que demonstraram sucesso na redução de suicídios são: orientar a mídia sobre a cobertura responsável do tema; implementar programas entre os jovens para desenvolvimento de habilidades que lhes permitam lidar com o estresse da vida. A OMS ressalta que a busca pela identificação precoce e o gerenciamento e acompanhamento de pessoas em risco de suicídio, também fazem parte de ações certeiras de prevenção ao suicídio .